CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

Ano da Fé

Ano da Fé
Clique na imagem para aceder ao site oficial

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

AVÉ REGINA PACIS

Dia 1 de Janeiro... sente-se no ar o cheiro a mudança. Boa ou má? Quem sabe? Só Deus! Para o peregrino, a própria estrada é um dom, que permite o seu crescimento. Entramos numa nova etapa da estrada que é a nossa vida e, por isso, ficamos gratos...

Mas este dia encontra-se também carregado de significado. Nomeadamente comemora-se neste dia a Maternidade Divina de Maria e também o Dia Mundial da Paz.

Ora, eu gostaria de ligar estas duas meritórias celebrações através de uma imagem que eu vi quando visitei a Arquibasílica de S. Maria Maggiore, em Roma. É uma estátua que foi doada à Igreja aquando do fim da I Guerra Mundial. Um Menino Jesus (paradoxalmente poderoso e glorioso apesar do seu tamanho) é segurado triunfalmente pela Virgem S. Maria. Na base pode ler-se "Avé Regina Pacis".

De facto, a saudação que se ouve mais nas Escrituras quando se relata a vida de Cristo é: "Shalom! A Paz esteja convosco!"
Quando Jesus nasceu, os coros dos anjos cantaram "Glória a Deus nas alturas e Paz na Terra aos homens por Ele amados"
Ou seja, Cristo é a fonte de Paz para os homens. É Ele Quem dá a Paz. Porque a Paz dos homens é a Glória de Deus. A Guerra surge quando a Paz de Cristo é quebrada, mesmo entre os seus fiéis.

Mas Cristo entrou na História da Humanidade e na História da Salvação graças ao consentimento e à cooperação de Maria. Ao dar o seu fiat, Maria tornou-se parte do Mistério da Encarnação que se celebra nesta quadra. Através de Maria, a Paz de Deus entrou no Mundo. Por isso, Maria é, de facto, a "Rainha da Paz".

Que, neste novo ano (que parece maculado desde o início precisamente com a guerra nas terras da Natividade), aprendamos a seguir o magnífico exemplo de Maria. Dêmos o nosso fiat a Deus e deixemos que Ele nos conduza. Ao aceitarmos Cristo dentro de nós (tal como Maria o fez) podemos deixar que a Paz entre no Mundo...

UM PRÓSPERO ANO NOVO PARA TODOS...

7 comentários:

Ecclesiae Dei disse...

Olá!
Passei para desejar um Feliz Ano Novo!
Gostei muito do seu blog.
Abraços
João Batista

Alma peregrina disse...

Caro Ecclesia Dei:

Um Feliz Ano para si também!

Seja muito bem-vindo, porque também gosto muito do seu blog!

Pax Christi

joaquim disse...

Shalom, Alma amiga, Shalom!

Alma peregrina disse...

Shalom, Joaquim! Pax Christi!

Madeleine K disse...

Caríssimo irmãozinho em Jesus e Maria,
Pax Christi!
Que o seu Ano Novo seja pleno de Deus Amor e seu belo blog continue a nos trazer sempre o nosso Amdo Deus! Com fraterno carinho in Domino et Maria semper!

Canela disse...

Que a paz esteja conosco.

Um bom ano Alma.

Alma peregrina disse...

Que a Paz esteja com todos os leitores deste blog. Abraços!