CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

Ano da Fé

Ano da Fé
Clique na imagem para aceder ao site oficial

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

VIA CRUCIS NA BLOGOSFERA

Antigamente, quando a piedade popular se encontrava mais acesa na alma portuguesa, não havia terrinha (por mais insignificante que fosse) onde não se encontrassem cruzeiros. Tais cruzeiros eram usados na 6ª Feira Santa para celebrar a Via Sacra. Deste modo, pretendia-se ilustrar que nenhuma terrinha era insignificante o suficiente para não ser abrangida pelo Supremo Sacrifício de Cristo. O Amor de Deus a todos chegava, o que apenas engrandecia o próprio Ser Humano.

De igual modo, também não havia local de culto, por mais humilde que fosse, que não apresentasse (no mínimo) umas figurinhas evocativas dessa Via Sacra. Ou seja, o Supremo Sacrifício de Cristo encontrava-se no centro e no alicerce de toda a nossa prática religiosa. Esquecer a Via Sacra era esquecer quem somos.

De facto, a Via Sacra é uma tradição enraizada na nossa Cristandade e que reflecte um património cultural e espiritual de uma grande riqueza histórica.



Infelizmente, tal tem tendência a perder-se. Vivemos numa época que idolatra a auto-gratificação. Isto é evidente ainda hoje. Veja-se a forma como tantos celebram o Carnaval (não raras vezes de forma excessiva e despudorada) e tão poucos jejuam na Quaresma. Mas que é o Carnaval, senão uma preparação (um oásis material para temperar forças) para o espírito penitencial da Quaresma? Pois é... a inversão de valores é patente neste exemplo. Os nossos actos não são ditados pelo seu significado, mas antes pelo prazer que despertam em nós. Não importa que Carnaval sem Quaresma não tenha significado... o que importa é que Carnaval sem Quaresma dá prazer. E saliento a inversão de valores ainda nisto: já não precisamos de desculpa para celebrar, mas para penitenciarmo-nos (quando deveríamos praticar o oposto).

No entanto, não me limitarei (como também é costume nos dias de hoje) a denunciar males. Antes, procurarei alternativas.

E penso ter encontrado essa alternativa aqui, neste espaço virtual que simultanemente existe e não existe. Felizmente, a teologia católica (ao contrário de algumas teologias protestantes de índole puritanista) não vê as coisas materiais e a tecnologia como maléficos, profanidades mundanas que nos visam afastar de Deus. Na verdade, nós vemos na tecnologia um "meio" para atingir Deus, desde que os nossos propósitos sejam honestos.

Deste modo, achei que deveríamos colocar uma Via Sacra também aqui na Blogosfera. E digo, "deveríamos" porque a Igreja é uma comunidade e todos nós estamos interessados na propagação da Boa Nova.

Eis o que proponho: cada blogger que deseje participar nesta iniciativa deverá colocar um comment neste post ou enviar uma mensagem para pilgrimsoul1@gmail.com. Há 14 vagas (uma para cada estação, incluindo-me a mim). Depois de preenchidas estas vagas, irei sortea-las pelos participantes. Cada qual, então, deverá fazer um breve post que procure reflectir sobre a importância da estação que lhe coube na vida cristã. Peço que os posts sejam breves, a fim de não tornar esta Via Sacra demasiado pesada.

Cada um deveria, na 5º Feira Santa, postar a sua reflexão no seu próprio blog. E, em cada reflexão, colocar um link para o post do blogger que tenha a estação seguinte. Uma Via Sacra que unirá a bloggosfera católica! É claro que, para isto resultar, é fundamental que haja um compromisso de TODOS os 15 bloggers postarem as suas estações na 5ª Feira Santa.

Que me dizem?

16 comentários:

Canela disse...

Estou disposta!

Boa ideia. Tinha pensado em algo para a Via Sacra, mas esta ideia parece-me óptima!

MRB disse...

Conta comigo:)

Anónimo disse...

Olá!

Amigo, Deus seja louvado pelo que fazes...
MJG

Alma peregrina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alma peregrina disse...

Agradeço à MRB, à Mar com Canela e ao Joaquim pela adesão! Já somos 4!

Alma peregrina disse...

Agradeço também a contribuição da MJG.

sofia disse...

Oh alma peregrina, será que vou a tempo de participar no teu desafio?
Tenho estado com tanto trabalho que nem tenho tipo tempo para vir à internet, mas peometo tentar ser mais presente.
Bjs desta amiga
Sofia - Via Cristo

Alma peregrina disse...

Olá Sofia!

Como estás?

É claro que vens a tempo de participar no desafio. Não sei é se estás a falar do desafio "sem sentido" que está uns posts mais abaixo... ou se estás a falar da Via Sacra na Blogosfera.

Se quiseres participar no desafio da Via Sacra, apenas tens de te comprometer a, na 5ª Feira Santa, publicar no teu blog a estação que eu te sortear...

Pax Christi

Alma peregrina disse...

Se estiveres a falar do "Desafio sem sentido, mas tá-se"... o que tens a fazer é seguir as regras que lá estão definidas. Mas podes fazer isso no teu blog.

Anónimo disse...

Caros peregrinos

Bela iniciativa esta! "Caminhar do Sul" encontra-se disponível para participar nesta iniciativa da Via Sacra na blogosfera.
Aguardo o vosso contacto.
Bem haja.
M.João (Caminhar do Sul)

Alma peregrina disse...

Cara M. João:

Agradeço a sua participação... mas, poderia pôr um link para o seu blog sff?

Obrigado!
:)

Pax Christi

P.S. (Já lá vão 6).

Anónimo disse...

Paz e Bem

Desculpem-me tal omissão. Aqui ficam os nossos contactos:

alcacerdosalfatimaape.blogspot.com

mjoaom@mail.tmn.pt

Bem haja M.João

jota disse...

Bom dia, se ainda for possível, gostava de participar nesta iniciativa.

jota

Alma peregrina disse...

Ainda é possível, jota!!! Bem-vindo!!! E muito prazer!

Alma peregrina disse...

Metade das vagas tão preenchidas...

sofia disse...

Alma Peregrina, estava a responder ao mail que me envias-te, ou seja, referia-me à Via Sacra. No entanto peço-te que me envies pro meu e-mail do hotmail (que te mencionei no mail que te enviei) a estação que tenho de publicar, uma vez que não tenho passado por os blogs.
Abraço
Sofia