CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

Ano da Fé

Ano da Fé
Clique na imagem para aceder ao site oficial

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

#2 - MOSTEIRO DA BATALHA

É como é conhecido o Convento de Sta. Maria da Vitória, um convento mandado erigir pelo Rei D. João I como agradecimento pelo auxílio divino aquando da famosa Batalha de Aljubarrota (travada nessa região), a batalha que terminou a crise 1383-1385 em que Portugal quase perdeu a sua independência para Castela.

No exterior do Mosteiro, é possível admirar a estátua do Condestável Nuno Álvares Pereira, um homem canonizado este ano e que desempenhou um papel fundamental na vitória dos portugueses em Aljubarrota.


O Mosteiro da Batalha é o exemplo mais grandioso e paradigmático do estilo gótico em Portugal. Só a Igreja tem 80m de comprimento e 22m de largura… e a altura e a disposição das colunas e das abóbadas elevam o espírito de quem lá entra, como se se tratasse de uma representação do Céu erguendo-se majestosamente por sobre a Terra. É assim que o gótico inspira a oração…
.
É também aqui que se encontram sepultados o Rei D. João I, a sua Rainha D. Filipa de Lencastre e os seus filhos (que Camões intitulou de “A Ínclita Geração”).

1 comentário:

Alma peregrina disse...

Fotos retiradas de Wikicommons:

http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Batalha01.jpg

http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Batalha67.jpg

http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Batalha19.jpg

http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mosteiro_da_Batalha_-_Claustro_3.jpg