CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

Ano da Fé

Ano da Fé
Clique na imagem para aceder ao site oficial

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

#3 - A BÍBLIA

É o livro no qual se encontra o depósito da Fé cristã. Na verdade, não se trata de um livro único, mas de um conjunto de livros que foram compilados por vários autores em várias épocas da história humana.

A Bíblia divide-se em Antigo e Novo Testamentos.

O Antigo Testamento (que é partilhado com a fé judaica) narra a Criação do Mundo e do Homem por Deus, a Queda do Homem, e a história da nação israelita (fundada numa Aliança entre Deus e a Humanidade). Neste Antigo Testamento sobressaem dois componentes fundamentais: a Lei (dada a Moisés por Deus, contendo um código moral que se traduziria no código legal de Israel) e os Profetas (que permitiram uma interpretação correcta da Lei sempre que Israel se desviava da verdadeira Vontade Divina). Ainda no Antigo Testamento, é possível ler inúmeras pérolas de sabedoria antiga (leia-se o livro dos Provérbios e da Sabedoria), bem como belas poesias (vide os Salmos e o Cântico dos Cânticos).

O Novo Testamento (que é exclusivo da fé cristã) narra a forma como Deus encarnou na Humanidade para salva-la, as palavras que Ele pregou e a forma como Ele foi morto e depois ressuscitou. Também (e em paralelo com a história de Israel do Antigo Testamento) conta os primórdios da história da Igreja, o novo Povo Prometido que difundiria a Sua fé por todo o Mundo. Aqui, a Lei e os Profetas são substituídos (ou antes, complementados) pela Graça de Deus… só através da Sua Graça é possível ao Homem salvar-se, mediante uma correcta aplicação da Lei (que deve ser lida à luz do Amor).

A Bíblia contem alguns dos primeiros livros a serem escritos em todo o Mundo… e também foi o primeiro livro a ser impresso. Dada a forte componente judaico-cristã da civilização ocidental, é inegável que a Bíblia teve um impacto profundo na história humana. É um dos livros mais difundidos, tendo sido traduzido para todas as línguas e publicado em todos os países com o mínimo de liberdade religiosa. Inspirou inúmeras obras de arte em todo o mundo e em todas as correntes artísticas concebíveis. As suas personagens, enredos e provérbios tornaram-se um património comum da Humanidade, sendo citados e aproveitados mesmo por aqueles que não acreditam no Cristianismo (ou mesmo por aqueles que detestam o Cristianismo).

1 comentário:

Alma peregrina disse...

Figura: Bíblia de Gutenberg
Foto: Raul654 (via wikicommons)
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/