CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

Ano da Fé

Ano da Fé
Clique na imagem para aceder ao site oficial

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

#25 - TEMPLO EXPIATÓRIO DA SAGRADA FAMÍLIA


Trata-se de um dos monumentos mais emblemáticos da cidade de Barcelona. Foi iniciado em 1882, no estilo neogótico mas as desavenças entre os principais arquitectos encarregados pelo projecto fez com que este fosse assumido pelo famoso António Gaudi (que então tinha apenas 31 anos). A partir daí, o templo foi reformulado para um desenho modernista, sendo considerado por muitos como o expoente máximo da arquitectura deste movimento artístico. Infelizmente, a construção deste imponente lugar de culto ainda hoje se encontra inacabada...

.

Este templo é mais conhecido pelas suas
torres características, de perfil parabólico, que simbolizam (ou simbolizarão quando estiverem todas terminadas) os 12 apóstolos, os 4 evangelistas, a Virgem Sta. Maria e Jesus Cristo.


Este templo é também muito conhecido pela decoração minuciosa e excêntrica das suas fachadas (destacando-se a Fachada da Natividade, a Fachada da Paixão e a Fachada da Glória) e os seus pórticos (o Pórtico da Fé, o Pórtico da Esperança e o Pórtico da Caridade).
.
É um monumento que demonstra como a Igreja é bela, mesmo à luz da modernidade, e que entre esta e aquela não existe nenhuma inimizade intrínseca.







1 comentário:

Alma peregrina disse...

Imagem superior
Autor: Dungodung
Site: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cathedral_Sagrada_Familia.jpeg

Imagem média
Autor: Son of Groucho
Site: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Sagrada_Familia_6.jpg
Licença: http://creativecommons.org/licenses/by/2.0/

Imagem inferior
Böhringer Friedrich
Site: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:2008_Sagrada_Familia_18.JPG
Licença: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.5/