CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

Ano da Fé

Ano da Fé
Clique na imagem para aceder ao site oficial

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

SUGESTÕES NATALÍCIAS

O Natal não é só consumo... é também uma época do ano de reflexão sobre o verdadeiro significado da Solidariedade e da Fraternidade. E de uma prática em conformidade com essa reflexão. Aliás, há por aí muitas iniciativas meritórias precisamente com esse objectivo. Assim, sugiro que, sem abandonar a bela tradição de oferecer presentes aos nossos entes queridos, abandonemos ainda assim o consumismo e ofereçamos um presente que realmente valha a pena.

Além disso, os presentes não se restringem apenas a coisas materiais. Uma palavra contra a corrente também pode ser um presente com um grande significado. Sobretudo se fôr uma palavra dita em prol daqueles mais pequenos a quem ninguém dá voz. Como disse o Mestre: "Tudo o que fizestes a estes meus irmãos mais pequeninos, foi a Mim que o fizestes" (Mt 25:40). Deste modo, aproveitemos esta época privilegiada para reflectirmos seriamente nisto:



Claro que não nos podemos também esquecer que a cada segundo que passa morre também uma criança vítima de um abortamento provocado (e tantas outras sofrem por causa da destruição da célula familiar à mercê de certas ideologias sem consciência nem escrúpulos).
.
.

Unamos a nossa voz e manifestemos a nossa revolta a favor destes mais pequeninos. Quem achar estas situações intoleráveis pode assinar a petição da FAO, a Manhattan Declaration e a Declaração de Zaragoza (cujos links deixarei também na barra lateral do meu blog).


Finalmente, não nos podemos esquecer daquilo que torna esta época verdadeiramente especial. É Natal, a festa em que celebramos a presença de Jesus Cristo no meio de nós. Já basta de desvirtuarmos o significado desta festa (o mesmo significado que nos traz a Solidariedade e Fraternidade que são causa deste post) com símbolos de materialismo consumista e hedonista. Não tenhamos vergonha das raízes cristãs deste feriado! Para quê ter um Pai Natal alpinista ou uma Árvore de Natal a adornar-nos a fachada da casa, quando podemos ter um Menino Jesus?

São apenas algumas sugestões que achei por bem trazer à vossa consideração!
:)


Bom Advento!

3 comentários:

Luisinha disse...

Olá Alma Peregrina!
Andei à procura de iniciativas como essa dos Presentes Solidários e nunca encontrava nada... Fiquei tão feliz quando vim ao teu blog e encontrei! (Nada é por acaso eheheh).
E esta foi uma vez em que por cá passei e não bloqueou o meu computador eheheh

Paz e Bem
Luisinha

Alma peregrina disse...

Olá Luísinha! Ainda bem que te ajudei. Mas claro que não me posso esquecer que foste tu quem me chamou a atenção do abaixo-assinado da FAO. Obrigado!

Pax Christi

anareis disse...

Estou fazendo uma Campanha de Natal para crianças necessitadas da minha comunidade carente,são crianças que não tem nada no Natal,as doações serão destinadas a compra de cestas básicas-roupas-calçados e brinquedos. Se cada um de nós doar-mos um pouquinho DEUS multiplicará em muitas crianças felizes. Se voce quiser ajudar é fácil,basta depositar qualquer quantia no Banco do Brasil agencia 3082-1 conta 9.799-3 Voce verá como doar faz bem a Alma,obrigado. meu email asilvareis10@gmail.com