CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

Ano da Fé

Ano da Fé
Clique na imagem para aceder ao site oficial

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

ÍDOLOS DE OIRO COM PÉS DE BARRO

"A adoração do bezerro de oiro"
Nicolas Poussin
1633-4

A Humanidade tem uma propensão inata para a idolatria, sendo que a História da Salvação consiste precisamente na tentativa repetida por parte de Deus de nos curar dessa doença. Estes bezerros de ouro têm tendência a possuir duas características:
1) São obras da mão do Homem
2) São gigantescos

No fundo, o Ser Humano vê-se aprisionado numa armadilha ridícula que consiste em construir algo com as suas próprias mãos e, depois, vendo a magnitude daquilo que construiu, confundi-lo com um deus. A admiração que sente por aquele colosso é demasiada para resistir a prostrar-se em adoração. Em suma, o Homem vê-se escravizado pela própria grandeza que construiu.

Tais ídolos tornam-se então um pretexto para as piores atrocidades. Uma vez que o ídolo foi exaltado ao nível de potência suprema, tudo o resto é relativizado diante dele. Incluindo o próprio Homem. E quando o Homem é sacrificado no altar desses ídolos, morre também a Caridade, que é a essência de Deus.

Mas, se há coisa que a Bíblia nos ensina, é que Deus triunfa sempre sobre dos ídolos. Um belo dia, Deus resolve assoprar e os ídolos desfazem-se como castelos de cartas. A única incerteza reside em saber como cada indivíduo reage perante a tentação da idolatria.

Olhando para a nossa História posso citar dois exemplos: o Império Romano e a U.R.S.S.
Dois impérios construídos à mão do Homem, tão gigantescos que pareciam invencíveis. Inexpugnáveis. Inimputáveis às atrocidades cometidas nos seus seios. Insolentes, ousaram tentar conquistar os altares a Deus e exterminá-l'O.

Onde estão agora?

Um está enterrado sob os alicerces do Vaticano. Bastou ruir um muro e o outro desfez-se em menos de um par de anos.

E, no entanto, como não se sentiria um cristão a viver nos tempos de Nero? Um católico na Polónia comunista? Como um David a lutar contra um Golias, não? Não seria desesperante? Aqueles monstros dominavam tudo e pareciam desafiar os séculos! Quem os podia vencer? Quem poderia prever que eram tão frágeis?


Vem isto a propósito de mais um império que é idolatrado nos dias de hoje: a China.
Ora, a China conseguiu congregar o pior que há no Comunismo e no Capitalismo.
E, com isso, parece estar a emergir lentamente como uma fera das trevas, para dominar tudo! Quem pode negar que a China detém actualmente a hegemonia do Mundo Económico (que parece ser o único que importa ao Homem do séc. XXI?)
A Esquerda idolatra a China como um local onde o Comunismo deu certo! E pela "valente" Política do Filho Único, na qual o Estado se arvora como decisor da fertilidade individual, "salvando" esse país dos perigos da sobrepopulação!
A Direita idolatra a China, como um modelo de competitividade que os trabalhadores ocidentais devem empregar se quiserem sobreviver no mercado global, ainda que tal "competitividade" equivalha a semi-escravatura.
A China... o maior dos países emergentes. Boquiabertos com a dimensão do ídolo, os opinion-makers são unânimes: a China irá dominar o séc. XXI, enquanto Europa e América definham.

Eu nunca acreditei nisso!
Porque é um ídolo de oiro com pés de barro!
Quais são os pés de barro? Simples! Algo que se tem vindo a repetir sempre e que o Homem teima em não aprender:
Não se consegue construir prosperidade sobre miséria humana!

Bem, eu sempre pensei que a decadência da China começaria quando a famigerada Política do Filho Único desse lugar à inevitável crise demográfica e consequente desmoronamento do tecido produtivo do país.

Afinal de contas, a decadência da China é capaz de começar bem mais cedo... e apenas as mentiras da propaganda comunista o estão a encobrir!




Portanto, caro leitor, não se admire com o tamanho do monstro! Nem admita que queiram transformar a sua sociedade à imagem desses modelos ateus! Não se deixe escravizar, quer interior quer exteriormente! Este também tem pés de barro! E há-de cair! E o homem sensato estará agarrado a Deus, quando isso acontecer! E o insensato que se sentou à sombra do ídolo será esmagado...

Sem comentários: