CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

Ano da Fé

Ano da Fé
Clique na imagem para aceder ao site oficial

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

BENTO XVI E O ANO DA FÉ


Nesta Quaresma fomos "forçados" a fazer uma grande renúncia. Renunciarmos a um papa que era, para os católicos ortodoxos, um conforto e uma segurança.

Mas, se formos a ver bem as coisas, não haveria melhor forma de celebrar a Quaresma no Ano da Fé que desta. O Ano da Fé não foi feito para ser uma mera formalidade, como tantos anos temáticos da ONU ou outras instituições internacionais, em que se fazem umas cerimónias bonitinhas e uns discursos que, depois, não têm qualquer tradução na vida real.

Ora, os católicos fazem bem em seguir o Papa, porque é isso que Jesus Cristo espera de nós. Jesus fundou a Sua Igreja em Pedro, contra quem os portões do Inferno não prevaleceriam.

Todavia, muitas vezes, no nosso zelo para com o papado, podemos cair na idolatria de sentido oposto e esquecermo-nos que o centro da Igreja não é o Papa, mas Jesus.

Bento XVI foi espectacular, mas a Igreja não é Ratzinger e a Igreja não vai acabar com Ratzinger, porque a Igreja já existia antes de Ratzinger, já existia na mente de DEUS!

Foi Jesus-Deus Quem fez a promessa de que a Igreja não seria destruída. Não Ratzinger que, por muitos méritos que tenha, jamais poderia cumprir uma tal promessa por toda a eternidade, ou até por si próprio sem o auxílio do Espírito Santo.

Mais uma vez é possível ver como o Papa Bento XVI foi um génio! Não só é o maior teólogo contemporâneo, não só conseguiu grandes coisas no seu pontificado...
... como, no seu último acto como Papa, quis mostrar aos católicos quão pouca fé eles têm na Promessa de Cristo!
Preferem acreditar em teorias da conspiração sobre quem forçou esta situação. Preferem acreditar que vem aí um papa-Anticristo, que vai ensinar heresias. Que vem aí o Apocalipse, baseando-se em profecias falsificadas. 
Preferem acreditar nisso a acreditar que Deus guiou o Papa na sua decisão. Preferem acreditar que um papa que nos guiou na verdade ia agora mentir. Acreditam que Deus guia um papa na doutrina, nos discursos, nas políticas... mas não nisto...

Obrigado Bento XVI! Um verdadeiro papa! Não só foi um papa excelente, como quis ensinar-nos que a Igreja não é um culto de personalidade. Que melhor forma de celebrar o Ano da Fé que com esta prova de fé que Deus nos colocou diante de nós?

Spe Salvi. Honremos o Papa Bento XVI e o seu ministério ao enfrentarmos os medos e aceitarmos o futuro com Esperança! Aceitemos a renúncia quaresmal que Deus nos impõe e esperemos a Ressurreição Pascal!

Sem comentários: